Projetos


         Projetos de 2011




PROJETO:  NOSSA ALAGOAS   


IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola: Estadual Dr. Jorge de Lima
Nível de Ensino: Fundamental
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Direção: Roseane Ferreira – Diretora Geral
               Suzana  Pereira Bento– Diretora Adjunta
Coordenadora: Rosimyre Ferreira
Professores:  Todos
Período: de 15/08 a 25/11/11

JUSTIFICATIVA
Na construção de Alagoas, sua gente criou uma maneira própria de ser que revela a alagoanidade de viver. Essa maneira está marcada na literatura, no teatro, na música, nas artes plásticas, nas manifestações folclóricas, na culinária e no artesanato. Tendo em Palmares o maior significado para a identidade político-cultural alagoana. Contudo nossos alunos precisam se aprofundar nessa construção histórica, como também a importância do Estado no cenário brasileiro.
Assim sendo, desenvolveremos o projeto: Nossa Alagoas de forma a abordar os conteúdos que permitam aos alunos conhecerem o Estado de Alagoas em sua diversidade, estimulando-os a utilizarem procedimentos de pesquisas em diferentes linguagens, permitindo que tenham acesso à história da formação do estado alagoano e assim construam sua identidade a partir dela.

                                         OBJETIVO GERAL
Propiciar uma visão geral do Estado de Alagoas, observando a interação dos aspectos geográficos, históricos, econômico, político e cultural, integrando o aluno à sua realidade social através de ferramentas que os mesmos “aprendam a aprender”.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
# Conhecer alguns personagens ilustres de Alagoas no âmbito da literatura e da música.
# Compreender as manifestações folclóricas cultivadas pelos alagoanos.
# Reconhecer os tipos de artesanatos produzidos em Alagoas.
# Conhecer as atividades econômicas exercidas pela população alagoana.
# Compreender a importância da participação holandesa na formação do Estado de Alagoas.
# Identificar as principais cidades que contribuem no desenvolvimento do Estado.
# Conhecer os principais governantes de Alagoas
# Localizar Alagoas no território brasileiro.
# Reconhecer o turismo como atividade importante para o desenvolvimento do estado.
# Identificar os esportes que se destacaram a nível nacional.
# Compreender as religiões como ponto para a formação cultural do povo alagoano.


AVALIAÇÃO

A avaliação proposta aqui é a formativa, utilizando-se de conteúdos e atividades que permitam avaliar as opiniões, atitudes e comportamentos do aluno em relação as suas descobertas.
É sabido que não existe instrumento específico de avaliação capaz de detectar a totalidade do desenvolvimento de aprendizagem do aluno, porém ele precisa adquirir aspectos qualitativos e quantitativos esse último medido através de um instrumento finalizado no dia da culminância. Sendo assim o aluno obterá uma nota equivalente a 15 pontos, sendo 10 pontos durante os estudos, pesquisas, debates e outras atividades desenvolvidas em sala de aula e 5 pontos na culminância através da avaliação de outros professores que não seja o seu professor coordenador


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


Atividades

Data

Oficinas de estudo com as turmas do matutino

20/08

Oficinas de estudo com as turmas do vespertino

03/09

Oficinas de estudo com as turmas do noturno

24/09

Oficinas de estudo com as turmas do matutino

08/10

Oficinas de estudo com as turmas do vespertino

22/10

Oficinas de estudo com as turmas do noturno

12/11


Abertura da Culminância
Desfile
Apresentações


24/11


Exposição de trabalhos

25/11

Série/turma


Professor/coordenador

Tema
6º ano A
Simone

Alagoanos ilustres: Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Aurélio Buarque, Lêdo Ivo
6º ano B
Rita

 A localização e as regiões de Alagoas

6º ano C
Clayton

O esporte alagoano
7º ano A
Cláudia

 Os Holandeses em Alagoas
7º ano B
Claudyjane

 O folclore alagoano
8º ano A
Jessé

Os governantes de Alagoas
8º ano B
Deyze

 O turismo alagoano
8º ano C
Crislane/ Lisiane

União dos Palmares (aspectos históricos, políticos, econômicos e geográficos)

9º ano A
Eliane

As principais cidades alagoanas

9º ano B
Sônia

A economia alagoana
IV etapa A/B
Jocinara

 Os destaques na música alagoana

V etapa
Marcelo/ Wilson

As religiões predominantes em Alagoas

VI etapa
Adriano

 Os nossos índices: população, educação e saúde

Educação Especial
Maria/ Valderez

 O artesanato alagoano






MATERIAIS A SEREM ADQUIRIDOS



Produto

Quantidade

Recursos

Papel 40
60 folhas
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Cola 1 kg
09
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Lápis hidrocor
40 unidades
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Lápis Piloto
50 unidades
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Cartolina
100 folhas
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Isopor
30 folhas
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Carro de som
Aluguel por 04 horas
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
TNT (azul, branco e vermelho)
80 metros
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Camisetas
490 (brancas)
Solicitação a SEE
Crachás
490
Solicitação a SEE
Banner’s
15
Solicitação a SEE
Fita adesiva
08
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Papel Cartão
50 folhas
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Cartucho para impressora
02 unidades
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Envelopes
100 unidades
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima




























































PROJETO: Quebra tabu

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Nível de Ensino: Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno
Direção:
Roseane Ferreira Vasconcelos – Diretora Geral
Suzana Pereira Bento – Diretora Adjunta
Coordenadora:
 Rosimyre Ferreira
Professores:  Todos
Período: de 14 de abril a 16 de julho

JUSTIFICATIVA
                A sexualidade ganhou os meios de comunicação e entrou explicitamente nas nossas casas, nos ambientes profissionais, nos locais de lazer e, principalmente, nas escolas. Mas falar sobre sexo ainda é um tabu! E a expressão da sexualidade por parte da criança e do adolescente é um grande problema para os adultos. Só que esse desafio precisa ser enfrentado.
                Na sociedade atual, a realidade social favorece a intimidade e a privacidade entre os adolescentes, a puberdade ocorre cada vez mais cedo e o despreparo dos jovens para assumir a responsabilidade que a vida sexual traz os têm exporto aos riscos de contrair DST/Aids e uma gravidez não planejada, vindo a interferir na formação deles.
                A escola que lida com crianças e adolescentes não pode se calar diante de um quadro de discentes com grandes inquietações sobre a sexualidade, buscando de forma errada saciar suas dúvidas.
                Destarte, temos a pretensão de trabalhar neste projeto a orientação sexual de forma descontraída, através de oficinas propostas pelo Instituto KAPLAN com o Projeto Quebra tabu.



OBJETIVO
                Compreender o corpo humano nas dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

METODOLOGIA
                O projeto será desenvolvido através de oficinas, as quais possibilitarão ao nosso aluno apreender conceitos, como também tirarem dúvida sobre as temáticas trabalhadas, pesquisas para sanar qualquer dúvida e aprofundamento do conhecimento.

AVALIAÇÃO
                Adotaremos a avaliação formativa no sentido de que a aprendizagem envolva as dimensões afetivas, emocionais, biológicas e contribuam para a formação humana, como também a avaliação na forma contínua e processual através da participação e desempenho do aluno no decorrer das atividades propostas nas oficinas.






GRONOGRAMA DAS ATIVIDADES


ATIVIDADES

RESPONSÁVEL
DATA
Sensibilização dos Pais: 9º anos
                                          7º e 8º anos
                                       6º anos
Equipe da escola
29/04/11
 02/05/11 e
05/05/11
Apresentação do projeto para os alunos: Dinâmica dança das cadeiras.

Professores
16/04/11
Oficina: O Semáforo
Professores

30/04/11
Oficinas: 6º anos – Puberdade
                  7º anos – Reprodução Humana
                  8º anos – Primeira Vez
                  9º anos – DST/Aids
                  EJA – Árvore da Vida
Professores
14/05/11
Oficinas: 6º anos – Expectativas pessoais e sociais
                  7º anos – Menstruação/ Ejaculação
                  8º anos – 1ª relação sexual – mitos e verdades
                  9º anos – Negociação da camisinha
                  EJA – Sexualidade
Professores
28/05/11
Oficinas: 6º anos – Higiene
                  7º anos – Masturbação
                  8º anos – Métodos contraceptivos
                  9º anos – Cadeia de transmissão e uso do preservativo
                  EJA –Aborto
Professores
11/06/11
Culminância do projeto
Alunos e professores
16/07/11








Professores coordenadores das turmas


6º ano A                   
Cleyton  Bezerra Lopes
Maria do Carmo C. da Silva

6 ano B                                 
Lisiane Regis Lins Turrel
Marian Valderez P. Amaral

6º ano C                   
Rita Cristina Bandeira Carrilho
 Maria de Fátima M. da Silva

7º ano A                   
Sérgio Cardeal de Lira
 Maria Simone B.C.de Alencar

7º ano B                   
Claudyjane Rodrigues da Silva

8º ano A                   
Deise Adriana de C. Silva

8º ano B                   
Maria Crislane dos Santos Silva

8º ano C                   
Jessé Martins
 Sônia Maria de Jesus

9º ano A                   
José Adriano de O. Silva
Claudia Maria Correia da Silva

9º ano B                   

Eliane Pereira M. dos Santos
IV etapa A                
José Wilson Tenório da Silva

IV etapa B                

Jocinara Alves da Silva
V etapa          e VI etapa     
Marcelo Floriano da Silva


  



RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

                A Escola Estadual Dr. Jorge de Lima tem como objetivo a formação de cidadãos críticos e participativos em seu meio e ao receber o material do projeto Quebra Tabu viu em sua metodologia uma forma atrativa e dinâmica de falar  de sexualidade na escola, uma vez que, para muitas famílias tratar  esse tema é ainda um tabu, já para os adolescentes e jovens a sexualidade começa cada vez mais cedo e está exposta em todos os meios de comunicação.
                O desenvolvimento do projeto deu início com uma formação para todos os professores da escola ministrada por uma técnica da 7ª CRE a senhora Ivanilda Cavalcante no dia 14 de Abril do corrente ano, nessa formação os professores conheceram o material e participaram das oficinas do Quebra Tabu.
Para a execução deste projeto realizamos também reuniões com os pais dos alunos para explicarmos como exploraríamos o tema sexualidade para os alunos. Realizamos três momentos de encontro no dia 29 de abril para os pais de alunos dos 9º anos, no dia 02 de maio para os pais de alunos dos 7º e 8º anos e no dia 05 de maio para os pais dos alunos dos 6º anos.
                Para desenvolver as oficinas em sala de aulas elegemos para cada turma um professor coordenador. Todas as oficinas foram realizadas em sala de aula. Iniciamos os trabalhos com a  apresentação do projeto para os alunos no dia 16 de abril, com a exploração oral de conceitos e a dinâmica da cadeira.
                No dia 30 de abril foi realizada em todas as turmas a  oficina “O Semáforo”, que auxiliou aos alunos na identificação  de  suas dificuldades quanto aos temas de maior interesse em sexualidade.
                               Organizamos um cronograma de oficinas para as turmas  no dia 14, 28 de maio e 11 de junho sendo realizada uma oficina por turma com apresentada no cronograma de execução do projeto.
                O envolvimento, participação e entusiasmo dos alunos nas oficinas eram visíveis, pois eles saíam das salas de aulas comentando o assunto tratado na oficina.
                Organizamos o encerramento do projeto para o dia 16 de julho onde cada turma apresentou para as demais turmas o que compreenderam sobre sexualidade. As formas de apresentações foram as mais diversas, jogral, paródia, teatro, poema utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola. Todos se envolveram e mostraram o que aprenderam.
                Destarte, avaliamos o projeto como valioso e enriquecedor, pois o nosso objetivo que era de que nossos alunos compreendessem o corpo humano nas dimensões biológicas, afetivas e sociais relacionando a prevenção de doenças e promoção da saúde foi alcançado.








































                                                           Projetos de 2012
ESCOLA ESTADUAL Dr. JORGE DE LIMA
Projeto: Na Onda da Leitura

Identificação da Escola
Escola: Estadual Dr. Jorge de Lima
Nível de Ensino: Fundamental
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Direção: Roseane Ferreira – Diretora Geral
               Suzana Pereira Bento– Diretora Adjunta
Coordenadora: Rosimyre Ferreira
Professores: Todos
Turmas: Educação Especial e Todas do Ensino Fundamental II e EJA
Período: de 26 de Março à 21/07


Justificativa

Na sociedade contemporânea, em que se multiplicam diferentes linguagens, mídias e suportes, a leitura conquistou um papel de destaque na última década. Ler e escrever passam a ser temas centrais no contexto das discussões em torno da aprendizagem ou do aprender a aprender.
            A leitura influencia a escrita por vários motivos: o leitor toma contato com novas formas linguísticas, enriquece o vocabulário, descobre mundos e amplia seus conhecimentos. É praticamente impossível que um apreciador da leitura não consiga escrever bem, mas não podemos esquecer que ler exige certas habilidades. Para melhor aproveitamento o leitor precisa ter a capacidade de análise e interpretação.
            E nesse contexto diagnosticamos que nossos alunos ainda não dominam essas habilidades. Contudo sentimos a necessidade de estimulá-los à leitura e escrita, tendo a convicção de que essa tarefa não é apenas da disciplina de Língua Portuguesa, mas de todos os componentes curriculares, pois junto com a leitura vem à interpretação e a escrita, fundamentais e indispensáveis a todos os componentes curriculares.
                O desenvolvimento desse projeto dar-se-á a partir das sugestões da SEE de incentivo a leitura e escrita com a distribuição de um conjunto de obras literárias e do diagnóstico da escola que resultou a ausência de habilidades de leitura, interpretação e produção por parte dos estudantes aqui matriculados.  E assim organizamos o nosso projeto através desse conjunto de obras literárias que atende a todos os estudantes do Ensino Fundamental, abordando temáticas diversificadas que tratam de assuntos considerados de interesse desse público, oportunizando a prática da leitura e consequentemente escritores críticos.
Objetivo Geral
            Possibilitar aos estudantes do Ensino Fundamental matriculados nessa escola a ampliação do seu universo cultural, bem como contribuir para despertar o prazer pela leitura e pela escrita a partir da democratização do acesso à leitura das obras literárias disponíveis no acervo da escola.
Objetivos Específicos
·         Ampliar o repertório literário dos estudantes;
·         Ampliar a visão de mundo dos estudantes a partir da leitura das obras literárias relacionadas a diferentes temáticas;
·         Localizar informações explícitas em um texto;
·         Possibilitar aos estudantes vivências de leitura e de escrita em que possam atuar de fato, como leitores e produtores de seus próprios textos.

Desenvolvimento
            O projeto será desenvolvido em etapas, sendo:
            Primeira etapa: Escolha das obras literárias pelo professor para trabalhar com os estudantes e distribuição para o aluno da obra escolhida;
            Segunda etapa: Roda de leitura da obra, com discussão, análise e intervenção do professor da turma;
            Terceira etapa: Reconto oral, reescrita da historia lida para os alunos da própria turma;
            Quarta etapa: Reprodução da obra literária através de dança, ilustração, paródia, teatro, poesia, sínteses;
            Quinta etapa: Realização de um Sarau Cultural, para socialização das obras literárias trabalhadas pelos estudantes.
Avaliação
            A proposta de trabalho aqui apresentada encaminha para uma concepção de avaliação na qual se leva em conta o processo. “O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes.” (PCNs – Língua portuguesa – Vol. 2, pág.65)
            É nessa concepção que adotamos a avaliação formativa, no sentido de que a aprendizagem, envolva todas as dimensões considerando todas as condições dos estudantes construírem conhecimento e desenvolverem as habilidades e competências necessárias para o sucesso nos estudos.








Cronograma de Atividades

Atividades


Data

Escolha das obras literárias pelo professor para trabalhar com os estudantes 


24/03

Roda de leitura da obra, com discussão, análise e intervenção do professor da turma;


14/04

Roda de leitura da obra, com discussão, análise e intervenção do professor da turma;


28/04


Reconto oral, reescrita da história lida para os alunos da própria turma;


12/05

Reconto oral, reescrita da história lida para os alunos da própria turma;


26/05

Reprodução da obra literária através de dança, ilustração, paródia, teatro, poesia, sínteses;


16/06

Reprodução da obra literária através de dança, ilustração, paródia, teatro, poesia, sínteses;


07/07


Realização de um Sarau Cultural


21/07





PROJETO: ALAGOAS SUSTENTÁVEL

Identificação:
Escola : Estadual Dr. Jorge de Lima
Nível de Ensino: Fundamental
Turno: matutino, vespertino e noturno
Direção: Diretora Geral: Roseane Ferreira Vasconcelos
               Diretora Adjunta: Suzana Pereira Bento
Coordenadora Pedagógica: Rosimyre Ferreira
Professores envolvidos: todos
Turmas envolvidas: todas do ensino fundamental II e da E.J.A
Período: 11 de agosto até 30 de novembro de 2012

Justificativa
            O conceito de Sustentabilidade, apesar de muito conhecido e difundido, é muito pouco compreendido e, menos ainda, vivenciado.
            Temos a convicção de que para construirmos uma sociedade mais sustentável é preciso inicialmente compreender o que as pessoas pensam sobre o assunto e como agem no seu dia a dia. Para isso a educação tem se mostrado um dos melhores caminhos para promover mudanças duradouras de atitudes e de comportamentos. À medida que, o ser humano vai se tornando mais consciente e reflexivo a respeito de seu impacto sobre o planeta, boas ideias emergem como resposta nos mais diferentes contextos e nos mais diferentes formatos.
            O desperdício de água, a produção excessiva de lixo e a falta da coleta seletiva, a poluição sonora e visual, a ausência do verde, o excesso de cimento, a qualidade do ar, ventilação e iluminação inadequada, má qualidade da água, consumo exagerado dos recursos não renováveis, más condições de higiene e as inúmeras doenças ligadas ao contexto da vida na pobreza são alguns dos problemas enfrentados todos os dias por muitos seres humanos.
            Por essa razão, promover a reflexão sobre esses problemas favorece o desenvolvimento de ações eficazes e criativas, afinal, todos nós somos responsáveis pelo equilíbrio do planeta.
            A Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, decidiu junto a sua comunidade escolar, conhecer através de pesquisas, debates e palestras, como o Estado de Alagoas e em específico o Município no qual estamos inseridos como estão preservando o meio ambiente, e assim promover ações de integração da comunidade escolar com as práticas sustentáveis.


Objetivo Geral
            Implantar práticas sustentáveis na escola, identificando e promovendo atitudes sustentáveis no coletivo e individualmente, possibilitando aos nossos alunos o desenvolvimentode atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.


Objetivos Específicos
-        Compreender o conceito de sustentabilidade;
-        Conhecer práticas de redução da emissão de gases poluentes;
-        Valorizar a produção e o consumo de alimentos naturais e orgânicos;
-        Conhecer comunidades ambientalmente sustentáveis;
-        Desenvolver atitudes sustentáveis dentro e fora da escola;
-        Proteger a biodiversidade;
-        Realizar a separação do lixo em nossa escola e em casa.


Desenvolvimento do projeto

O projeto Alagoas Sustentável será desenvolvido em quatro etapas, sendo:

            Primeira etapa: Levantamento de bibliografia para realização de estudos em grupos, debates, palestras e sessão de vídeo sobre os temas:

Sustentabilidade na Escola;
Biodiesel e etanol: poluição X sustentabilidade;
Agricultura familiar:# feiras populares;
                                 # alimentos orgânicos e o uso correto do agrotóxico;
Comunidades quilombolas e a sustentabilidade: # artesanato;
Recursos Hídricos: # consumo de água;
                               # poluição dos rios;
Ecologia:# ecoturismo (Serra da Barriga);
               # matas ciliares;
               # cinturão verde;
Lixo: # Saneamento básico;
          # coleta de lixo;
          # tipos de lixo: doméstico, hospitalar;                
 Ainda nessa etapa cada turma ficará responsável de pesquisar e estudar um tema para socializar com as demais turmas e comunidade.
           
Segunda etapa: Socialização dos estudos para comunidade através de exposição.
Terceira etapa: Gincana ecológica.
 Quarta etapa:  Gincana de conhecimento e esportiva

Avaliação
            Os critérios para avaliação destinam-se aqui a explicitar o essencial a ser aprendido pelo aluno, apresentando mudanças por meio de atitude cotidianas a valorização da qualidade do ambiente, inclusive assumindo uma postura crítica diante da própria realidade.
            Para isso desenvolvemos uma proposta de avaliação com critérios qualitativos e quantitativos, com objetivo de agregar todas as dimensões avaliativas no processo de construção do conhecimento.

Cronograma
Atividades
Data

Estudos em Grupo: Leitura de textos; Debates;


25/08
15/09

Palestras;
29/09

Exposição de Painéis
19/10

Gincana ecológica

De 26/10 a 09/11




Gincana de Conhecimento e Esportiva
30/11




ESCOLA ESTADUAL Dr. JORGE DE LIMA
PROJETO: Alagoas Sustentável


GINCANA ECOLÓGICA
REGULAMENTO ANO 2012

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA da ESCOLA ESTADUAL Dr. JORGE DE LIMA e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção da escola.
1.2 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.
1.3 É de responsabilidade do representante da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes da mesma.
1.4 Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
 2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1 Cada série do colégio será considerada como uma equipe.
3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A Gincana procura atender aos seguintes objetivos:
3.1 OBJETIVO GERAL:
3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser e aprender a transcender.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1 Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários e pais, oportunizando a integração escola e família;
3.2.2 Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais;
3.2.3 Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
3.2.4 Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos e sociais;
3.2.5 Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito; e
3.2.6 Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
4.1 - A gincana será executada no dia 30 de Novembro de 2012, às 7:30 h.
 5. DAS PROVAS
A Gincana terá provas englobando várias áreas, tais como: resistência, solidariedade, conhecimentos específicos, conhecimentos gerais

.6.1 – PROVA DA SOLIDARIEDADE I: ALIMENTOS
6.1.1A pontuação será dada para a equipe que apresentar a maior quantidade de quilos de alimento não perecíveis.
Pontuação: 10
6.2 PROVA DA SOLIDARIEDADE II: RECICLAGEM
6.2.1 Cada equipe deverá arrecadar garrafas de refrigerante (qualquer tamanho) ou latinhas de bebida (refrigerante, cerveja) para reciclagem.
6.2.2 Não serão aceitas garrafas ou latas que não estejam nas possibilidades citadas acima.
6.2.3 A entrega das garrafas e latas será feita  dias antes do dia da Gincana num horário previamente avisado pela comissão organizadora.
6.2.4 PONTUAÇÃO DA PROVA
A  pontuação será dada a equipe que apresentar o maior número de garrafas pet e de latinhas para reciclagem.
Ponto: 20
6.3.1 Cada equipe deverá entregar no dia das provas de conhecimentos um objeto confeccionado de material reciclado que seja de utilidade para escola, acompanhado de uma gravação do processo de construção.
6.3.2 PONTUAÇÃO DA PROVA
10 pontos
7.0 PROVAS DE CONHECIMENTOS
7.1 A prova conterá 4 questões por temática trabalhada:
6.4.2 As temáticas  serão:
Sustentabilidade na Escola;
Biodiesel e etanol: poluição X sustentabilidade;
Agricultura familiar: Feiras populares;
                                  Alimentos orgânicos;
                                  Agrotóxico;
Comunidade quilombola e sustentabilidade;
Recursos Hídricos: Consumo de água;
                               Poluição dos rios;
Ecologia: Ecoturismo;
                Matas Ciliares;
                Cinturão Verde;
Lixo: Saneamento Básico;
          Coleta de lixo;
           Tipos de lixo: O domestico e o hospitalar

7. 3 A prova será realizada em 4 momentos. Em cada momento, serão aplicadas   4 questões escolhida na hora pela comissão organizadora,  para cada equipe.
7.4.4 Cada equipe deverá escolher previamente dois alunos para cada momento da prova.
7.4.5 Não será permitido escolher um aluno mais de uma vezes.
.7.5 PONTUAÇÃO DA PROVA
1º Lugar – 10 pontos
7.6 PROVAS SURPRESAS
Criação de cartazes tendo como temática Sustentabilidade;
Cantar uma música que fale sobre meio ambiente;
Soletrando: soletrar palavras estudadas durante o projeto.
Caça-palavras
7.7 PONTUAÇÃO DA PROVA: Cada prova concluída com exito 10 pontos
8.0 PROVAS ESPORTIVAS
8.1 Terão provas com apenas um vencedor
8. 2 PONTUAÇÃO DA PROVA
8.3  10 pontos para cada tarefa concluída
Gincana de conhecimento
Gincana esportiva.
Garrafas pet

Latinhas recicláveis

Alimentos

Passa ou Repassa

Cartazes

Música

Soletrando

Confecção de objeto

Caça-palavras




9. DA EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS
9.1 - O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa e das previamente estabelecidas, bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará
sob responsabilidade da Comissão Organizadora.
9. DA ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS
9.1 - A proclamação do resultado final será feita ao final da Gincana.
9. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
9.1  As equipes que obtiverem  pontuação superior a 30 a nota  será 5,0 pontos.
Para as demais equipes  4,0 pontos
10. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
10.1 - Compõem a Comissão Organizadora:
Roseane Ferreira Vasconcelos
Suzana Pereira Bento
Rosimyre Ferreira de Souza

10.2 - São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o Regulamento;
• Preparar as tarefas (normais, surpresa e especiais) da Gincana.
• Divulgar a Gincana e seu cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horários relacionados à execução da Gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das
equipes.
• Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento.
11. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
11.1 - Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de
maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a
elas.
11.2 - Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:
• Coordenador da equipe;
• Executores das Tarefas.
Observação: Somente o Coordenador da equipe terá acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.
12. DAS PENALIDADES
12.1 - As equipes poderão perder pontos no caso de:
• Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes à mesma.
• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora).
• Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Escola ou à boa imagem do evento como um todo, a exemplo de envolvimento com bebida alcoólica: desclassificação sumária (decisão irrecorrível) da equipe ou do participante.
13. DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO
13.1 – A comissão organizadora decidirá os casos omissos por este regulamento.






PERGUNTAS PARA O PASSA OU REPASSA

1 – O que é agricultura familiar?
É o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários de terra.

2 – Quem atualmente se destaca no Brasil realizando atividades de agricultura familiar?

Famílias assentadas pela reforma agrária,  famílias de seringueiros, ribeirinhas, extrativistas, famílias atingidas por barragens, famílias índiginas e de quilombolas

3- O que são feiras livres?

São fenômenos econômicos sociais muito antigos

4 – O que são agrotóxicos?

São produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente domestico.

5 – o uso de agrotóxico pode causar riscos para saúde de quem?

Para saúde humana

6 – A produção de alimentos orgânicos são considerados produtos saudáveis por quê?

Por que são cultivados sem a utilização de pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos

7 – No município de U. Dos Palmares qual a comunidade quilombola que mais se destaca?

Comunidade Muquém

8 – Quais principais fontes de renda das famílias quilombolas do Muquém?

Plantio de lavouras e artesanato de barro

9 – N Serra da barriga há uma lagoas. Qual a importância dessa lagoa para os quilombolas?

Representa a purificação da vida através energia das águas e das árvores

10 – Quantos quilômetros de área verde ocupa a serra da Barriga?

27,97 km²

11 – Cite três causas da poluição dos rios?
Lançamento de esgotos sanitários, assoreamento, lançamento de efluentes industriais não tratados

12 – Quais os riachos compõem a bacia hidrográfica do rio \mundaú em nossa cidade?
Riacho dos macacos e riacho Cana Brava

13 – Dentre as varias situações em que se destaca a importância do Rio Mundaú, cite apenas uma?

Serve de irrigação, fornece água para as fabricas de açúcar e álcool, gera energia, doa área, é usado para o lazer e pesca e abastece praticamente todas as cidades por onde passa.

14 – O que é sustentabilidade ambiental?

É a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.


15 – Cite três ações que dentro da escola podem colabora para a sustentabilidade ambiental/

apagar as luzes,
desligar o computador quando não estiver usando
reutilizar as folhas usadas
evita o uso de descartáveis
fechar bem a torneira
aproveitar a água das chuvas
conservar o material escolar

16 – o que devemos fazer com as latinhas de alumínio e garrafas pet que usamos?

reciclar

17 – qual o significado dos três Rs para  a sustentabilidade?

Reduzir o consumo desnecessário;
Reutilizar ao máximo antes de descartar;
Reciclar materiais;
Repensar os hábitos de consumo e descarte

18 – O que são biocombustíveis?

São combustíveis degradáveis, renováveis feitos através de plantas oleoginosas ou de gordura animal

19 – Qual a vantagem dos uso dos biocombustíveis para o meio ambiente?

Poluem menos

20 – Qual a matéria prima usada para produção do etanol?

Plantas com alto teor de açúcares, como cana de açúcar, milho, beterraba.

21 – No Brasil qual planta é usada para produção do etanol?

A Cana de açúcar

22 – Qual a designação dada a vegetação  existente nas margens de rios e mananciais?

Mata ciliar

23 – Qual a função da Mata Ciliar na natureza?

Protege os cursos d'água do assoreamento
24 – O que são Matas Ciliares?

São florestas que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d'água e represas

25 – Cite três causas da degradação das Matas Ciliares?

Desmatamento, queimadas e as pastagens

26 -  O que é o Cinturão Verde?

Um criadouro conservacionista

27 – Qual o objetivo da criação do Cinturão Verde pela empresa Braskem?

Recompor a área degradada pela empresa

28 – A nomenclatura Cinturão Verde surgiu devido a que?

Ao trajeto das trilhas em forma um cinturão

29 – O que é saneamento básico?

Conjunto de medidas, visando preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promovera saúde.

30 – Cite três medidas de tratamento adotadas no saneamento básico.

Tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos em aterros sanitários.

31 – Qual o objetivo do tratamento de esgotos domésticos?

Remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro organismos patogênicos; reduzir as substancias químicas indesejáveis.


32 – O que são aterros sanitários?

São uma especie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residencias, industrias, hospitais e construções.


33 – Qual a importância dos aterros sanitários para o meio ambiente?

Solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas cidades

34 – O que é a coleta seletiva?

Termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.

35 – Os recipientes coletores do lixo reciclado são classificados por cores. Qual a cor do recipiente para o papel ou papelão?

Azul

36 – Qual a cor padrão do recipiente que coleta do metal reciclável?

Amarelo

37 – Qual a cor padrão do recipiente que coleta do plástico reciclável?

Vermelho

38  - Como podemos classificar o lixo?

Em lixo orgânico e lixo inorgânico

39 -Cite duas doenças que podem ser causadas pelo contado humano com o lixo?

Esquistossomose, dengue, tétano, diarreia, tifo, AIDS...

40 – O que é lixo industrial?

São resíduos provenientes por todo tipo de atividade industrial.

41 – O que compõem o lixo hospitalar?

Seringas, agulhas, instrumentos cirúrgicos, aventais, luvas.

42 – Onde encontra-se a maior parte do volume de água no planeta?

Nos mares e oceanos

43 – Quantos porcentos de água doce o planeta possui?

3%

44- Quantos litros de água podem ser desperdiçados quando lavamos o carro com mangueira em casa?

Cerca de 600 litros

45 – Quantos litros de água desperdiçamos ao escovar os dentes com a torneira aberta por cinco minutos?

80 litros

46 - Quantos litros de água desperdiçamos ao tomar um banho com chuveiro aberto por 15 minutos?

243 litros


PALAVRAS PARA  O SOLETRANDO

6º ANOS
7º A 9º ANOS
EJA
SUSTENTABILIDADE
RECICLAR
DESCARTÁVEIS
REUTILIZAR
REPENSAR
SANEAMENTO
 ATERRO
TRATAMENTO
CILIAR
DESMATAMENTO
AMBIENTAL
HÁBITOS
CRIADOURO CONSERVACIONISTA
 ESCASSEZ
 DESPERDÍCIO
PROVENIENTE
CLASSIFICAÇÃO
 ETANOL
BIOCOMBUSTÍVEL
MANANCIAIS
AGROTÓXICO


 PLANETA
QUILOMBO
 FLORESTA
 SERRA DA BARRIGA
 SELETIVA
PADRONIZADA
RESÍDUO
PROCESSO
LIXEIRA
RESERVAS
AGRICULTURA

CARTAZES:
CADA EQUIPE DEVERÁ CRIAR UM CARTAZ TENDO COMO TEMA SUSTENTABILIDADE

MÚSICA:
CADA EQUIPE DEVERÁ CANTAR UMA MÚSICA QUE FALE SOBRE MEIO AMBIENTE

CAÇA-PALAVRAS:
 CADA EQUIPE TERÁ 60 SEGUNDOS PARA ENCONTRAR TRÊS PALAVRAS


Um comentário:

  1. Os projetos que esta escola elabora tem participação efetiva de todos os alunos e professores. Cada um desempennha um papel fundamental para o sucesso das apresentações! Parabéns a todos vocês! Continuem com essa garra! Abraço!

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