Projetos de 2011
PROJETO: NOSSA ALAGOAS
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola: Estadual Dr.
Jorge de Lima
Nível de Ensino:
Fundamental
Turno: Matutino,
Vespertino e Noturno
Direção: Roseane
Ferreira – Diretora Geral
Suzana Pereira Bento– Diretora Adjunta
Coordenadora: Rosimyre
Ferreira
Professores: Todos
Período: de 15/08 a
25/11/11
JUSTIFICATIVA
Na
construção de Alagoas, sua gente criou uma maneira própria de ser que revela a
alagoanidade de viver. Essa maneira está marcada na literatura, no teatro, na música,
nas artes plásticas, nas manifestações folclóricas, na culinária e no
artesanato. Tendo em Palmares o maior significado para a identidade político-cultural
alagoana. Contudo nossos alunos precisam se aprofundar nessa construção
histórica, como também a importância do Estado no cenário brasileiro.
Assim
sendo, desenvolveremos o projeto: Nossa Alagoas de
forma a abordar os conteúdos que permitam aos alunos conhecerem o Estado de
Alagoas em sua diversidade, estimulando-os a utilizarem procedimentos de
pesquisas em diferentes linguagens, permitindo que tenham acesso à história da
formação do estado alagoano e assim construam sua identidade a partir dela.
OBJETIVO
GERAL
Propiciar
uma visão geral do Estado de Alagoas, observando a interação dos aspectos
geográficos, históricos, econômico, político e cultural, integrando o aluno à
sua realidade social através de ferramentas que os mesmos “aprendam a aprender”.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
#
Conhecer alguns personagens ilustres de Alagoas no âmbito da literatura e da
música.
#
Compreender as manifestações folclóricas cultivadas pelos alagoanos.
#
Reconhecer os tipos de artesanatos produzidos em Alagoas.
#
Conhecer as atividades econômicas exercidas pela população alagoana.
#
Compreender a importância da participação holandesa na formação do Estado de
Alagoas.
#
Identificar as principais cidades que contribuem no desenvolvimento do Estado.
#
Conhecer os
principais governantes de Alagoas
#
Localizar Alagoas no território brasileiro.
# Reconhecer
o turismo como atividade importante para o desenvolvimento do estado.
#
Identificar os esportes que se destacaram a nível nacional.
#
Compreender as religiões como ponto para a formação cultural do povo alagoano.
AVALIAÇÃO
A
avaliação proposta aqui é a formativa, utilizando-se de conteúdos e atividades
que permitam avaliar as opiniões, atitudes e comportamentos do aluno em relação
as suas descobertas.
É
sabido que não existe instrumento específico de avaliação capaz de detectar a totalidade
do desenvolvimento de aprendizagem do aluno, porém ele precisa adquirir
aspectos qualitativos e quantitativos esse último medido através de um
instrumento finalizado no dia da culminância. Sendo assim o aluno obterá uma
nota equivalente a 15 pontos, sendo 10 pontos durante os estudos, pesquisas,
debates e outras atividades desenvolvidas em sala de aula e 5 pontos na
culminância através da avaliação de outros professores que não seja o seu professor
coordenador
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades
|
Data
|
|
Oficinas
de estudo com as turmas do matutino
|
20/08
|
|
Oficinas
de estudo com as turmas do vespertino
|
03/09
|
|
Oficinas
de estudo com as turmas do noturno
|
24/09
|
|
Oficinas
de estudo com as turmas do matutino
|
08/10
|
|
Oficinas
de estudo com as turmas do vespertino
|
22/10
|
|
Oficinas
de estudo com as turmas do noturno
|
12/11
|
|
Abertura
da Culminância
Desfile
Apresentações
|
24/11
|
|
Exposição
de trabalhos
|
25/11
|
|
Série/turma
|
Professor/coordenador
|
Tema
|
6º ano A
|
Simone
|
Alagoanos ilustres: Jorge de Lima,
Graciliano Ramos, Aurélio Buarque, Lêdo Ivo
|
6º ano B
|
Rita
|
A localização e as regiões de Alagoas
|
6º ano C
|
Clayton
|
O esporte alagoano
|
7º ano A
|
Cláudia
|
Os Holandeses em Alagoas
|
7º ano B
|
Claudyjane
|
O folclore alagoano
|
8º ano A
|
Jessé
|
Os governantes de Alagoas
|
8º ano B
|
Deyze
|
O turismo alagoano
|
8º ano C
|
Crislane/ Lisiane
|
União dos Palmares (aspectos
históricos, políticos, econômicos e geográficos)
|
9º ano A
|
Eliane
|
As principais cidades alagoanas
|
9º ano B
|
Sônia
|
A economia alagoana
|
IV etapa A/B
|
Jocinara
|
Os destaques na música alagoana
|
V etapa
|
Marcelo/ Wilson
|
As religiões predominantes em
Alagoas
|
VI etapa
|
Adriano
|
Os nossos índices: população, educação e
saúde
|
Educação Especial
|
Maria/ Valderez
|
O artesanato alagoano
|
MATERIAIS A SEREM ADQUIRIDOS
Produto
|
Quantidade
|
Recursos
|
Papel
40
|
60
folhas
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Cola
1 kg
|
09
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Lápis
hidrocor
|
40
unidades
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Lápis
Piloto
|
50
unidades
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Cartolina
|
100
folhas
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Isopor
|
30
folhas
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Carro
de som
|
Aluguel
por 04 horas
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
TNT
(azul, branco e vermelho)
|
80
metros
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Camisetas
|
490
(brancas)
|
Solicitação
a SEE
|
Crachás
|
490
|
Solicitação
a SEE
|
Banner’s
|
15
|
Solicitação
a SEE
|
Fita
adesiva
|
08
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Papel
Cartão
|
50
folhas
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Cartucho
para impressora
|
02
unidades
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
Envelopes
|
100
unidades
|
Escola
Estadual Dr. Jorge de Lima
|
IDENTIFICAÇÃO DA
ESCOLA:
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima
Nível de Ensino: Fundamental e
Educação de Jovens e Adultos
Turnos: Matutino, Vespertino e
Noturno
Direção:
Roseane Ferreira Vasconcelos –
Diretora Geral
Suzana Pereira Bento – Diretora
Adjunta
Coordenadora:
Rosimyre Ferreira
Professores: Todos
Período: de 14 de abril a 16 de
julho
JUSTIFICATIVA
A
sexualidade ganhou os meios de comunicação e entrou explicitamente nas nossas
casas, nos ambientes profissionais, nos locais de lazer e, principalmente, nas
escolas. Mas falar sobre sexo ainda é um tabu! E a expressão da sexualidade por
parte da criança e do adolescente é um grande problema para os adultos. Só que
esse desafio precisa ser enfrentado.
Na
sociedade atual, a realidade social favorece a intimidade e a privacidade entre
os adolescentes, a puberdade ocorre cada vez mais cedo e o despreparo dos
jovens para assumir a responsabilidade que a vida sexual traz os têm exporto
aos riscos de contrair DST/Aids e uma gravidez não planejada, vindo a interferir
na formação deles.
A
escola que lida com crianças e adolescentes não pode se calar diante de um
quadro de discentes com grandes inquietações sobre a sexualidade, buscando de
forma errada saciar suas dúvidas.
Destarte,
temos a pretensão de trabalhar neste projeto a orientação sexual de forma
descontraída, através de oficinas propostas pelo Instituto KAPLAN com o Projeto
Quebra tabu.
OBJETIVO
Compreender
o corpo humano nas dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a
prevenção de doenças e a promoção da saúde.
METODOLOGIA
O
projeto será desenvolvido através de oficinas, as quais possibilitarão ao nosso
aluno apreender conceitos, como também tirarem dúvida sobre as temáticas
trabalhadas, pesquisas para sanar qualquer dúvida e aprofundamento do
conhecimento.
AVALIAÇÃO
Adotaremos
a avaliação formativa no sentido de que a aprendizagem envolva as dimensões
afetivas, emocionais, biológicas e contribuam para a formação humana, como
também a avaliação na forma contínua e processual através da participação e
desempenho do aluno no decorrer das atividades propostas nas oficinas.
GRONOGRAMA
DAS ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
RESPONSÁVEL
|
DATA
|
Sensibilização
dos Pais: 9º anos
7º
e 8º anos
6º
anos
|
Equipe
da escola
|
29/04/11
02/05/11 e
05/05/11
|
Apresentação
do projeto para os alunos: Dinâmica dança das cadeiras.
|
Professores
|
16/04/11
|
Oficina:
O Semáforo
|
Professores
|
30/04/11
|
Oficinas:
6º anos – Puberdade
7º anos – Reprodução Humana
8º anos – Primeira Vez
9º anos – DST/Aids
EJA – Árvore da Vida
|
Professores
|
14/05/11
|
Oficinas:
6º anos – Expectativas pessoais e sociais
7º anos – Menstruação/
Ejaculação
8º anos – 1ª relação sexual
– mitos e verdades
9º anos – Negociação da
camisinha
EJA – Sexualidade
|
Professores
|
28/05/11
|
Oficinas:
6º anos – Higiene
7º anos – Masturbação
8º anos – Métodos
contraceptivos
9º anos – Cadeia de
transmissão e uso do preservativo
EJA –Aborto
|
Professores
|
11/06/11
|
Culminância
do projeto
|
Alunos
e professores
|
16/07/11
|
Professores coordenadores das turmas
|
|
6º
ano A
|
Cleyton
Bezerra Lopes
Maria
do Carmo C. da Silva
|
6
ano B
|
Lisiane
Regis Lins Turrel
Marian
Valderez P. Amaral
|
6º
ano C
|
Rita
Cristina Bandeira Carrilho
Maria de Fátima M. da Silva
|
7º
ano A
|
Sérgio
Cardeal de Lira
Maria Simone B.C.de Alencar
|
7º
ano B
|
Claudyjane
Rodrigues da Silva
|
8º
ano A
|
Deise
Adriana de C. Silva
|
8º
ano B
|
Maria
Crislane dos Santos Silva
|
8º
ano C
|
Jessé
Martins
Sônia Maria de Jesus
|
9º
ano A
|
José
Adriano de O. Silva
Claudia
Maria Correia da Silva
|
9º
ano B
|
Eliane
Pereira M. dos Santos
|
IV
etapa A
|
José
Wilson Tenório da Silva
|
IV
etapa B
|
Jocinara
Alves da Silva
|
V
etapa e VI etapa
|
Marcelo
Floriano da Silva
|
RELATÓRIO DAS
ATIVIDADES
A
Escola Estadual Dr. Jorge de Lima tem como objetivo a formação de cidadãos
críticos e participativos em seu meio e ao receber o material do projeto Quebra
Tabu viu em sua metodologia uma forma atrativa e dinâmica de falar de sexualidade na escola, uma vez que, para
muitas famílias tratar esse tema é ainda
um tabu, já para os adolescentes e jovens a sexualidade começa cada vez mais
cedo e está exposta em todos os meios de comunicação.
O
desenvolvimento do projeto deu início com uma formação para todos os
professores da escola ministrada por uma técnica da 7ª CRE a senhora Ivanilda
Cavalcante no dia 14 de Abril do corrente ano, nessa formação os professores
conheceram o material e participaram das oficinas do Quebra Tabu.
Para a execução deste projeto
realizamos também reuniões com os pais dos alunos para explicarmos como
exploraríamos o tema sexualidade para os alunos. Realizamos três momentos de
encontro no dia 29 de abril para os pais de alunos dos 9º anos, no dia 02 de
maio para os pais de alunos dos 7º e 8º anos e no dia 05 de maio para os pais
dos alunos dos 6º anos.
Para
desenvolver as oficinas em sala de aulas elegemos para cada turma um professor
coordenador. Todas as oficinas foram realizadas em sala de aula. Iniciamos os
trabalhos com a apresentação do projeto
para os alunos no dia 16 de abril, com a exploração oral de conceitos e a
dinâmica da cadeira.
No
dia 30 de abril foi realizada em todas as turmas a oficina “O Semáforo”, que auxiliou aos alunos
na identificação de suas dificuldades quanto aos temas de maior
interesse em sexualidade.
Organizamos um cronograma de oficinas para as turmas no dia 14, 28 de maio e 11 de junho sendo
realizada uma oficina por turma com
apresentada no cronograma de execução do projeto.
O
envolvimento, participação e entusiasmo dos alunos nas oficinas eram visíveis,
pois eles saíam das salas de aulas comentando o assunto tratado na oficina.
Organizamos
o encerramento do projeto para o dia 16 de julho onde cada turma apresentou
para as demais turmas o que compreenderam sobre sexualidade. As formas de
apresentações foram as mais diversas, jogral, paródia, teatro, poema utilizando
os recursos tecnológicos disponíveis na escola. Todos se envolveram e mostraram
o que aprenderam.
Destarte,
avaliamos o projeto como valioso e enriquecedor, pois o nosso objetivo que era
de que nossos alunos compreendessem o corpo humano nas dimensões biológicas,
afetivas e sociais relacionando a prevenção de doenças e promoção da saúde foi
alcançado.
Projetos de 2012
ESCOLA ESTADUAL Dr.
JORGE DE LIMA
Projeto: Na Onda da Leitura
Identificação da Escola
Escola: Estadual Dr. Jorge de Lima
Nível
de Ensino:
Fundamental
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Direção: Roseane Ferreira – Diretora Geral
Suzana Pereira
Bento– Diretora Adjunta
Coordenadora: Rosimyre Ferreira
Professores: Todos
Turmas: Educação Especial e Todas do Ensino
Fundamental II e EJA
Período: de 26 de Março à 21/07
Justificativa
Na
sociedade contemporânea, em que se multiplicam diferentes linguagens, mídias e
suportes, a leitura conquistou um papel de destaque na última década. Ler e
escrever passam a ser temas centrais no contexto das discussões em torno da
aprendizagem ou do aprender a aprender.
A leitura influencia a escrita por
vários motivos: o leitor toma contato com novas formas linguísticas, enriquece
o vocabulário, descobre mundos e amplia seus conhecimentos. É praticamente
impossível que um apreciador da leitura não consiga escrever bem, mas não
podemos esquecer que ler exige certas habilidades. Para melhor aproveitamento o
leitor precisa ter a capacidade de análise e interpretação.
E nesse contexto diagnosticamos que
nossos alunos ainda não dominam essas habilidades. Contudo sentimos a necessidade
de estimulá-los à leitura e escrita, tendo a convicção de que essa tarefa não é
apenas da disciplina de Língua Portuguesa, mas de todos os componentes
curriculares, pois junto com a leitura vem à interpretação e a escrita,
fundamentais e indispensáveis a todos os componentes curriculares.
O desenvolvimento desse projeto dar-se-á
a partir das sugestões da SEE de incentivo a leitura e escrita com a
distribuição de um conjunto de obras literárias e do diagnóstico da escola que
resultou a ausência de habilidades de leitura, interpretação e produção por
parte dos estudantes aqui matriculados. E
assim organizamos o nosso projeto através desse conjunto de obras literárias
que atende a todos os estudantes do Ensino Fundamental, abordando temáticas
diversificadas que tratam de assuntos considerados de interesse desse público,
oportunizando a prática da leitura e consequentemente escritores críticos.
Objetivo Geral
Possibilitar aos estudantes do
Ensino Fundamental matriculados nessa escola a ampliação do seu universo
cultural, bem como contribuir para despertar o prazer pela leitura e pela
escrita a partir da democratização do acesso à leitura das obras literárias
disponíveis no acervo da escola.
Objetivos Específicos
·
Ampliar
o repertório literário dos estudantes;
·
Ampliar
a visão de mundo dos estudantes a partir da leitura das obras literárias
relacionadas a diferentes temáticas;
·
Localizar
informações explícitas em um texto;
·
Possibilitar
aos estudantes vivências de leitura e de escrita em que possam atuar de fato,
como leitores e produtores de seus próprios textos.
Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido em
etapas, sendo:
Primeira
etapa: Escolha das obras literárias pelo professor para trabalhar com os
estudantes e distribuição para o aluno da obra escolhida;
Segunda
etapa: Roda de leitura da obra, com discussão, análise e intervenção do
professor da turma;
Terceira etapa:
Reconto oral, reescrita da historia lida para os alunos da própria turma;
Quarta
etapa: Reprodução da obra literária através de dança, ilustração, paródia,
teatro, poesia, sínteses;
Quinta
etapa: Realização de um Sarau Cultural, para socialização das obras literárias
trabalhadas pelos estudantes.
Avaliação
A proposta de trabalho aqui
apresentada encaminha para uma concepção de avaliação na qual se leva em conta
o processo. “O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar
escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e
eficazes.” (PCNs – Língua portuguesa – Vol. 2, pág.65)
É nessa concepção que adotamos a
avaliação formativa, no sentido de que a aprendizagem, envolva todas as
dimensões considerando todas as condições dos estudantes construírem
conhecimento e desenvolverem as habilidades e competências necessárias para o
sucesso nos estudos.
Cronograma de Atividades
Atividades
|
Data
|
Escolha
das obras literárias pelo professor para trabalhar com os estudantes
|
24/03
|
Roda
de leitura da obra, com discussão, análise e intervenção do professor da
turma;
|
14/04
|
Roda
de leitura da obra, com discussão, análise e intervenção do professor da
turma;
|
28/04
|
Reconto
oral, reescrita da história lida para os alunos da própria turma;
|
12/05
|
Reconto
oral, reescrita da história lida para os alunos da própria turma;
|
26/05
|
Reprodução
da obra literária através de dança, ilustração, paródia, teatro, poesia,
sínteses;
|
16/06
|
Reprodução
da obra literária através de dança, ilustração, paródia, teatro, poesia,
sínteses;
|
07/07
|
Realização
de um Sarau Cultural
|
21/07
|
PROJETO:
ALAGOAS SUSTENTÁVEL
Identificação:
Escola
: Estadual Dr. Jorge de Lima
Nível
de Ensino: Fundamental
Turno:
matutino, vespertino e noturno
Direção:
Diretora Geral: Roseane Ferreira
Vasconcelos
Diretora Adjunta: Suzana Pereira
Bento
Coordenadora
Pedagógica: Rosimyre Ferreira
Professores
envolvidos: todos
Turmas
envolvidas: todas do ensino fundamental II e da
E.J.A
Período:
11 de agosto até 30 de novembro de 2012
Justificativa
O conceito de Sustentabilidade, apesar de muito conhecido e difundido, é muito pouco
compreendido e, menos ainda, vivenciado.
Temos a convicção de que para
construirmos uma sociedade mais sustentável é preciso inicialmente compreender
o que as pessoas pensam sobre o assunto e como agem no seu dia a dia. Para isso
a educação tem se mostrado um dos melhores caminhos para promover mudanças
duradouras de atitudes e de comportamentos. À medida que, o ser humano vai se
tornando mais consciente e reflexivo a respeito de seu impacto sobre o planeta,
boas ideias emergem como resposta nos mais diferentes contextos e nos mais
diferentes formatos.
O desperdício de água, a produção
excessiva de lixo e a falta da coleta seletiva, a poluição sonora e visual, a
ausência do verde, o excesso de cimento, a qualidade do ar, ventilação e
iluminação inadequada, má qualidade da água, consumo exagerado dos recursos não
renováveis, más condições de higiene e as inúmeras doenças ligadas ao contexto
da vida na pobreza são alguns dos problemas enfrentados todos os dias por
muitos seres humanos.
Por essa razão, promover a reflexão
sobre esses problemas favorece o desenvolvimento de ações eficazes e criativas,
afinal, todos nós somos responsáveis pelo equilíbrio do planeta.
A Escola Estadual Dr. Jorge de Lima,
decidiu junto a sua comunidade escolar, conhecer através de pesquisas, debates
e palestras, como o Estado de Alagoas e em específico o Município no qual
estamos inseridos como estão preservando o meio ambiente, e assim promover
ações de integração da comunidade escolar com as práticas sustentáveis.
Objetivo Geral
Implantar práticas sustentáveis na escola, identificando e promovendo atitudes sustentáveis no coletivo e individualmente, possibilitando aos nossos alunos o desenvolvimentode atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Implantar práticas sustentáveis na escola, identificando e promovendo atitudes sustentáveis no coletivo e individualmente, possibilitando aos nossos alunos o desenvolvimentode atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Objetivos
Específicos
-
Compreender o conceito de
sustentabilidade;
-
Conhecer práticas de redução da emissão
de gases poluentes;
-
Valorizar a produção e o consumo de
alimentos naturais e orgânicos;
-
Conhecer comunidades ambientalmente
sustentáveis;
-
Desenvolver atitudes sustentáveis
dentro e fora da escola;
-
Proteger a biodiversidade;
-
Realizar a separação do lixo em nossa
escola e em casa.
Desenvolvimento do projeto
O projeto Alagoas Sustentável será desenvolvido em quatro etapas,
sendo:
Primeira etapa: Levantamento de bibliografia para realização de estudos em
grupos, debates, palestras e sessão de vídeo sobre os temas:
Sustentabilidade
na Escola;
Biodiesel
e etanol: poluição X sustentabilidade;
Agricultura
familiar:# feiras populares;
# alimentos
orgânicos e o uso correto do agrotóxico;
Comunidades quilombolas
e a sustentabilidade: # artesanato;
Recursos Hídricos: #
consumo de água;
# poluição dos
rios;
Ecologia:# ecoturismo
(Serra da Barriga);
# matas ciliares;
# cinturão verde;
Lixo: # Saneamento
básico;
# coleta de lixo;
# tipos de lixo: doméstico,
hospitalar;
Ainda nessa etapa cada turma ficará
responsável de pesquisar e estudar um tema para socializar com as demais turmas
e comunidade.
Segunda
etapa: Socialização dos estudos para
comunidade através de exposição.
Terceira
etapa: Gincana ecológica.
Quarta
etapa: Gincana de conhecimento e
esportiva
Avaliação
Os critérios para avaliação
destinam-se aqui a explicitar o essencial a ser aprendido pelo aluno,
apresentando mudanças por meio de atitude cotidianas a valorização da qualidade
do ambiente, inclusive assumindo uma postura crítica diante da própria
realidade.
Para isso desenvolvemos uma proposta
de avaliação com critérios qualitativos e quantitativos, com objetivo de
agregar todas as dimensões avaliativas no processo de construção do
conhecimento.
Cronograma
Atividades
|
Data
|
Estudos em Grupo: Leitura de textos; Debates;
|
25/08
15/09
|
Palestras;
|
29/09
|
Exposição de Painéis
|
19/10
|
Gincana ecológica
|
De 26/10 a 09/11
|
|
|
|
|
Gincana de Conhecimento e Esportiva
|
30/11
|
ESCOLA ESTADUAL Dr.
JORGE DE LIMA
PROJETO: Alagoas
Sustentável
GINCANA ECOLÓGICA
REGULAMENTO ANO 2012
1. DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS
1.1 Este Regulamento dispõe
sobre a organização da GINCANA da ESCOLA ESTADUAL Dr. JORGE DE LIMA e foi
elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção da
escola.
1.2 Todas as pessoas que
participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições
deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste
documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com
o apoio imperioso das equipes.
1.3 É de responsabilidade
do representante da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes da mesma.
1.4 Eventuais omissões
deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
2. DA
PARTICIPAÇÃO
2.1 Cada série do colégio
será considerada como uma equipe.
3.
DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A Gincana procura atender
aos seguintes objetivos:
3.1
OBJETIVO GERAL:
3.1.1 – Estimular o desenvolvimento
dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a
pensar e a conhecer, aprender a ser e aprender a transcender.
3.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
3.2.1 Promover a integração
entre estudantes, professores, funcionários e pais, oportunizando a integração
escola e família;
3.2.2 Exercitar a
solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização
de materiais;
3.2.3 Desenvolver o
espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do
cidadão;
3.2.4 Desenvolver aspectos
culturais, ecológicos, lúdicos e sociais;
3.2.5 Desenvolver a
imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o
valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito; e
3.2.6 Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4. DA DATA E LOCAIS
DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
4.1 - A gincana será
executada no dia 30 de Novembro de 2012, às 7:30 h.
5. DAS PROVAS
A Gincana terá provas englobando várias áreas, tais
como: resistência, solidariedade, conhecimentos específicos, conhecimentos
gerais
.6.1 – PROVA DA SOLIDARIEDADE I: ALIMENTOS
6.1.1A pontuação será dada para a equipe que
apresentar a maior quantidade de quilos de alimento não perecíveis.
Pontuação: 10
6.2 PROVA DA
SOLIDARIEDADE II: RECICLAGEM
6.2.1 Cada equipe deverá
arrecadar garrafas de refrigerante (qualquer tamanho) ou latinhas de bebida
(refrigerante, cerveja) para reciclagem.
6.2.2 Não serão aceitas
garrafas ou latas que não estejam nas possibilidades citadas acima.
6.2.3 A entrega das garrafas
e latas será feita dias antes do dia da
Gincana num horário previamente avisado pela comissão organizadora.
6.2.4 PONTUAÇÃO DA PROVA
A pontuação
será dada a equipe que apresentar o maior número de garrafas pet e de latinhas
para reciclagem.
Ponto: 20
6.3.1 Cada equipe deverá entregar no dia das provas
de conhecimentos um objeto confeccionado de material reciclado que seja de
utilidade para escola, acompanhado de uma gravação do processo de construção.
6.3.2 PONTUAÇÃO DA PROVA
10 pontos
7.0 PROVAS DE
CONHECIMENTOS
7.1 A prova conterá 4
questões por temática trabalhada:
6.4.2 As temáticas serão:
Sustentabilidade na Escola;
Biodiesel e etanol:
poluição X sustentabilidade;
Agricultura familiar:
Feiras populares;
Alimentos
orgânicos;
Agrotóxico;
Comunidade quilombola e
sustentabilidade;
Recursos Hídricos: Consumo
de água;
Poluição dos
rios;
Ecologia: Ecoturismo;
Matas Ciliares;
Cinturão Verde;
Lixo: Saneamento Básico;
Coleta de lixo;
Tipos de lixo: O domestico e o
hospitalar
7. 3 A prova será realizada
em 4 momentos. Em cada momento, serão aplicadas 4 questões escolhida na hora pela comissão
organizadora, para cada equipe.
7.4.4 Cada equipe deverá
escolher previamente dois alunos para cada momento da prova.
7.4.5 Não será permitido escolher um aluno mais de
uma vezes.
.7.5 PONTUAÇÃO DA PROVA
1º Lugar – 10 pontos
7.6 PROVAS SURPRESAS
Criação de cartazes tendo
como temática Sustentabilidade;
Cantar uma música que fale
sobre meio ambiente;
Soletrando: soletrar
palavras estudadas durante o projeto.
Caça-palavras
7.7 PONTUAÇÃO DA PROVA:
Cada prova concluída com exito 10 pontos
8.0 PROVAS
ESPORTIVAS
8.1 Terão provas com apenas
um vencedor
8. 2 PONTUAÇÃO DA PROVA
8.3 10 pontos
para cada tarefa concluída
Gincana de conhecimento
|
Gincana esportiva.
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Garrafas pet
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Latinhas recicláveis
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Alimentos
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Passa ou Repassa
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Cartazes
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Música
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Soletrando
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Confecção de objeto
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Caça-palavras
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|
|
9. DA
EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS
9.1 - O acompanhamento da execução das
tarefas-surpresa e das previamente estabelecidas, bem como a avaliação da
execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará
sob responsabilidade da Comissão Organizadora.
sob responsabilidade da Comissão Organizadora.
9. DA
ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, APURAÇÃO E
PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS
9.1 - A proclamação do resultado final será feita ao
final da Gincana.
9. DA
PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
9.1 As equipes que obtiverem pontuação superior a 30 a nota será 5,0 pontos.
Para as demais equipes 4,0 pontos
10. DA
COMISSÃO ORGANIZADORA
10.1 - Compõem a Comissão
Organizadora:
Roseane Ferreira
Vasconcelos
Suzana Pereira Bento
Rosimyre Ferreira de Souza
10.2
- São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o Regulamento;
• Preparar as tarefas
(normais, surpresa e especiais) da Gincana.
• Divulgar a Gincana e seu
cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em
relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões quando
se fizerem necessárias.
• Estabelecer horários
relacionados à execução da Gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das
equipes.
• Retirar pontos das
equipes por qualquer infração no regulamento.
11. DAS OBRIGAÇÕES
DAS EQUIPES
11.1 - Preparar-se e
empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de
maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a
elas.
maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a
elas.
11.2 - Estar ciente de que
só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o
caso, das seguintes pessoas:
• Coordenador da equipe;
• Executores das Tarefas.
Observação: Somente o
Coordenador da equipe terá acesso à Comissão Organizadora, para dirimir
dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.
12.
DAS PENALIDADES
12.1 - As equipes
poderão perder pontos no caso de:
• Ultrapassar o limite para
iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos
correspondentes à mesma.
• Atrapalhar as equipes
concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder
até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão
Organizadora).
• Ultrapassar o tempo de
conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
• Ocorrer comportamento
considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento
ou traga prejuízo à boa imagem do Escola ou à boa imagem do evento como um
todo, a exemplo de envolvimento com bebida alcoólica: desclassificação sumária
(decisão irrecorrível) da equipe ou do participante.
13. DOS CASOS
OMISSOS NO REGULAMENTO
13.1 – A comissão
organizadora decidirá os casos omissos por este regulamento.
PERGUNTAS PARA O PASSA OU REPASSA
1 – O que é agricultura familiar?
É o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários de
terra.
2 – Quem atualmente se destaca no Brasil realizando
atividades de agricultura familiar?
Famílias assentadas pela reforma agrária, famílias de seringueiros, ribeirinhas,
extrativistas, famílias atingidas por barragens, famílias índiginas e de
quilombolas
3- O que são feiras livres?
São fenômenos econômicos sociais muito antigos
4 – O que são agrotóxicos?
São produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo
no ambiente domestico.
5 – o uso de agrotóxico pode causar riscos para saúde de
quem?
Para saúde humana
6 – A produção de alimentos orgânicos são considerados
produtos saudáveis por quê?
Por que são cultivados sem a utilização de pesticidas,
fertilizantes e agrotóxicos
7 – No município de U. Dos Palmares qual a comunidade
quilombola que mais se destaca?
Comunidade Muquém
8 – Quais principais fontes de renda das famílias
quilombolas do Muquém?
Plantio de lavouras e artesanato de barro
9 – N Serra da barriga há uma lagoas. Qual a importância
dessa lagoa para os quilombolas?
Representa a purificação da vida através energia das águas e
das árvores
10 – Quantos quilômetros de área verde ocupa a serra da
Barriga?
27,97 km²
11 – Cite três causas da poluição dos rios?
Lançamento de esgotos sanitários, assoreamento, lançamento
de efluentes industriais não tratados
12 – Quais os riachos compõem a bacia hidrográfica do rio
\mundaú em nossa cidade?
Riacho dos macacos e riacho Cana Brava
13 – Dentre as varias situações em que se destaca a
importância do Rio Mundaú, cite apenas uma?
Serve de irrigação, fornece água para as fabricas de açúcar
e álcool, gera energia, doa área, é usado para o lazer e pesca e abastece
praticamente todas as cidades por onde passa.
14 – O que é sustentabilidade ambiental?
É a capacidade do ser humano interagir com o mundo
preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das
gerações futuras.
15 – Cite três ações que dentro da escola podem colabora
para a sustentabilidade ambiental/
apagar as luzes,
desligar o computador quando não estiver usando
reutilizar as folhas usadas
evita o uso de descartáveis
fechar bem a torneira
aproveitar a água das chuvas
conservar o material escolar
16 – o que devemos fazer com as latinhas de alumínio e
garrafas pet que usamos?
reciclar
17 – qual o significado dos três Rs para a sustentabilidade?
Reduzir o consumo desnecessário;
Reutilizar ao máximo antes de descartar;
Reciclar materiais;
Repensar os hábitos de consumo e descarte
18 – O que são biocombustíveis?
São combustíveis degradáveis, renováveis feitos através de
plantas oleoginosas ou de gordura animal
19 – Qual a vantagem dos uso dos biocombustíveis para o meio
ambiente?
Poluem menos
20 – Qual a matéria prima usada para produção do etanol?
Plantas com alto teor de açúcares, como cana de açúcar,
milho, beterraba.
21 – No Brasil qual planta é usada para produção do etanol?
A Cana de açúcar
22 – Qual a designação dada a vegetação existente nas margens de rios e mananciais?
Mata ciliar
23 – Qual a função da Mata Ciliar na natureza?
Protege os cursos d'água do assoreamento
24 – O que são Matas Ciliares?
São florestas que ficam às margens de rios, igarapés, lagos,
olhos d'água e represas
25 – Cite três causas da degradação das Matas Ciliares?
Desmatamento, queimadas e as pastagens
26 - O que é o
Cinturão Verde?
Um criadouro conservacionista
27 – Qual o objetivo da criação do Cinturão Verde pela
empresa Braskem?
Recompor a área degradada pela empresa
28 – A nomenclatura Cinturão Verde surgiu devido a que?
Ao trajeto das trilhas em forma um cinturão
29 – O que é saneamento básico?
Conjunto de medidas, visando preservar ou modificar as
condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promovera
saúde.
30 – Cite três medidas de tratamento adotadas no saneamento
básico.
Tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos,
limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos
em aterros sanitários.
31 – Qual o objetivo do tratamento de esgotos domésticos?
Remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de
oxigênio; exterminar micro organismos patogênicos; reduzir as substancias
químicas indesejáveis.
32 – O que são aterros sanitários?
São uma especie de depósito onde são descartados resíduos
sólidos (lixo) provenientes de residencias, industrias, hospitais e
construções.
33 – Qual a importância dos aterros sanitários para o meio
ambiente?
Solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo
gerado nas cidades
34 – O que é a coleta seletiva?
Termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são
possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.
35 – Os recipientes coletores do lixo reciclado são
classificados por cores. Qual a cor do recipiente para o papel ou papelão?
Azul
36 – Qual a cor padrão do recipiente que coleta do metal
reciclável?
Amarelo
37 – Qual a cor padrão do recipiente que coleta do plástico
reciclável?
Vermelho
38 - Como podemos
classificar o lixo?
Em lixo orgânico e lixo inorgânico
39 -Cite duas doenças que podem ser causadas pelo contado
humano com o lixo?
Esquistossomose, dengue, tétano, diarreia, tifo, AIDS...
40 – O que é lixo industrial?
São resíduos provenientes por todo tipo de atividade
industrial.
41 – O que compõem o lixo hospitalar?
Seringas, agulhas, instrumentos cirúrgicos, aventais, luvas.
42 – Onde encontra-se a maior parte do volume de água no
planeta?
Nos mares e oceanos
43 – Quantos porcentos de água doce o planeta possui?
3%
44- Quantos litros de água podem ser desperdiçados quando
lavamos o carro com mangueira em casa?
Cerca de 600 litros
45 – Quantos litros de água desperdiçamos ao escovar os
dentes com a torneira aberta por cinco minutos?
80 litros
46 - Quantos litros de água desperdiçamos ao tomar um banho
com chuveiro aberto por 15 minutos?
243 litros
PALAVRAS PARA O SOLETRANDO
6º ANOS
|
7º A 9º ANOS
|
EJA
|
SUSTENTABILIDADE
RECICLAR
DESCARTÁVEIS
REUTILIZAR
REPENSAR
SANEAMENTO
ATERRO
TRATAMENTO
CILIAR
DESMATAMENTO
AMBIENTAL
|
HÁBITOS
CRIADOURO CONSERVACIONISTA
ESCASSEZ
DESPERDÍCIO
PROVENIENTE
CLASSIFICAÇÃO
ETANOL
BIOCOMBUSTÍVEL
MANANCIAIS
AGROTÓXICO
|
PLANETA
QUILOMBO
FLORESTA
SERRA DA BARRIGA
SELETIVA
PADRONIZADA
RESÍDUO
PROCESSO
LIXEIRA
RESERVAS
AGRICULTURA
|
CARTAZES:
CADA EQUIPE DEVERÁ CRIAR UM CARTAZ TENDO COMO TEMA
SUSTENTABILIDADE
MÚSICA:
CADA EQUIPE DEVERÁ CANTAR UMA MÚSICA QUE FALE SOBRE MEIO
AMBIENTE
CAÇA-PALAVRAS:
CADA EQUIPE TERÁ 60
SEGUNDOS PARA ENCONTRAR TRÊS PALAVRAS
Os projetos que esta escola elabora tem participação efetiva de todos os alunos e professores. Cada um desempennha um papel fundamental para o sucesso das apresentações! Parabéns a todos vocês! Continuem com essa garra! Abraço!
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