segunda-feira, 15 de abril de 2013
Especialista ressalta importância das atividades físicas para qualidade de vida
Além de benefícios de saúde, exercícios também podem melhorar parte psicológica e interação social; cuidados são maiores para idosos e fumantes
Ascom - Sesau
A atividade não tem contra-indicações e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. A única dica é procurar um médico para fazer o acompanhamento. ”A tendência é que o organismo queira repor as calorias, levando o indivíduo a sentir mais fome e fazendo com que ele coma mais. Por isso, é necessário ir a um nutricionista e seguir uma dieta”, expõe Sidney.
O mesmo vale também para outros exercícios e para os esportes. “É fundamental procurar um médico para que ele avalie o quadro. No caso de pessoas com artrite, por exemplo, ele vai dizer se elas podem se submeter ao esforço ou até se não precisam passar por um fisiatra antes”, diz o profissional de educação física, que já foi jogador de basquete e futsal.
Idosos e fumantes
Sidney reforça que, para a terceira idade, as atividades mais indicadas são a caminhada, o pilates e em especial a hidroginástica, já que o processo de envelhecimento encurta os músculos e danifica as articulações, o que pode ser retardado com o movimento na água. Outra boa pedida é a dança, que, por ser o hobby de muitos idosos, consegue unir o útil ao agradável.
“Isso traz até um benefício psicológico, pois eles se lembram dos tempos antigos e estão fazendo algo que sempre gostaram. Neste caso, além de combater as tensões emocionais, a dança dá mais motivação e melhora o equilíbrio biopsicológico e a autoestima”, diz o educador físico, que também tem pais adeptos da prática. “Eles saem e dançam a noite toda”, conta o educador físico.
Já para os fumantes, os cuidados devem ser maiores. Devido ao desgaste do pulmão, o organismo precisa trabalhar mais para manter a oxigenação necessária. “O coração tem que bombear mais sangue para manter os níveis, ficando sobrecarregado, e isso é um perigo”, explica Sidney, lembrando que os exercícios estão até liberados, desde que sejam leves e acompanhadas por um médico.
As únicas que não têm conta-indicação são mesmo as crianças, que estão livres para qualquer prática. De acordo com o especialista, as atividades são bem-vindas nos dias atuais, quando cada vez mais jovens apresentam problemas ligados à obesidade. Todos os esportes estão liberados e, no caso das academias, é bom apenas ter a orientação de um profissional de educação física.
“Não existe uma idade certa para fazer musculação, desde que haja o acompanhamento de um professor, que vai analisar o que pode ou não ser feito pela criança, até porque ela está em fase de formação e não terá as mesmas condições de um adulto. Ela não vai pegar 10 quilos, por exemplo, mas pode começar com um”, afirma Sidney Arruda.
Para completar o quadro e ter uma vida mais produtiva, a última dica é prestar atenção na alimentação, preferindo pratos menos calóricos e com baixo índice de gordura. A recomendação é fazer pelo menos três refeições diárias e dois lanches saudáveis, que devem incluir cereais, tubérculos, grãos, legumes, verduras e frutas. A dieta também deve conter leite, carne e bastante água.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Cultivando a alegria
A alegria é tão importante quanto o desenvolvimento da inteligência. É sábio dedicar-se ao cultivo da alegria. Como na agricultura, todo cultivo requer cuidado. Cultivar a alegria é coisa de gente inteligente, de gente esperta! Seja um especialista em fazer o bem! Pense nisso!
A alegria é tão importante quanto o desenvolvimento da inteligência. É sábio dedicar-se ao cultivo da alegria. Como na agricultura, todo cultivo requer cuidado. Cultivar a alegria é coisa de gente inteligente, de gente esperta! Seja um especialista em fazer o bem! Pense nisso!
FIQUE POR DENTRO:
Revista Científica: está lançada a Revista Alagoana de Ensino de Ciências. Sua 1ª Edição encontra-se disponível para download no blog da própria Revista. Clique aqui para acessar o link.
Revista Científica: está lançada a Revista Alagoana de Ensino de Ciências. Sua 1ª Edição encontra-se disponível para download no blog da própria Revista. Clique aqui para acessar o link.
FIQUE POR DENTRO:
Evento: II Semana de Educação Matemática de Alagoas. É uma semana de diversos eventos satélites com palestras, oficinas e exposições, relacionando a pesquisa em Educação Matemática e a Escola da Educação Básica. Clique em http://www.sbem-al.org.br/ | Inscrição | Programação | Apoio .
Evento: II Semana de Educação Matemática de Alagoas. É uma semana de diversos eventos satélites com palestras, oficinas e exposições, relacionando a pesquisa em Educação Matemática e a Escola da Educação Básica. Clique em http://www.sbem-al.org.br/ | Inscrição | Programação | Apoio .
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Conheça os conceitos que vão mudar a escola e o aprendizado
Em evento em São Paulo na semana passada, exemplos de modelos de ensino inovadores dos Estados Unidos mostram como será a educação do futuro
Tatiana Klix- iG São Paulo |
“Na sala de aula, cada um é diferente e aprende de forma diferente”. A afirmação feita por Joel Rose, cofundador e diretor executivo da New Classrooms Innovation Partners, em evento em São Paulo na semana passada sobre novos modelos para o ensino público, é senso comum entre professores e o desafio principal de quem pensa e trabalha pela educação do futuro. No Transformar 2013, que reuniu mais de 800 pessoas, entre educadores, gestores e empreendedores, exemplos concretos norte-americanos de escolas inovadoras – e bem sucedidas – mostram que já é possível personalizar a aprendizagem e como não há apenas um modelo para fazer isso.
Conheça conceitos que vão transformar as escolas (e onde foram aplicados):
Personalização– Entender as necessidades de cada estudante é o diferencial da School of One, uma plataforma criada para escolas de Nova York por Rose e Christopher Rush e que tem a tecnologia como principal aliada para a tarefa. Baseado em uma avaliação feita no início do ano, o sistema elabora um mapa de habilidades e plano de estudos individual. Mas para isso, utiliza experiências de outros alunos. Um enorme repositório de lições está disponível e o banco de dados prevê que tipo de atividade é mais adequado ao perfil de cada um. “A melhor maneira de aprender pode ser com aulas online, em grupos ou estudando sozinho. O nosso algorítimo usa as experiências já aplicadas para identificar isso”, explicou Rose. Uma receita parecida é usada no grupo de escolas Summit, na Califórnia, na qual os estudantes também passam por uma avaliação no início do ensino médio, para elaborar um plano de estudos de acordo com seus objetivos de carreira. A tecnologia, novamente, é usada para avaliar em todos os momentos o que cada aluno já aprendeu e se já está pronto para aprender mais. “Cada um segue no seu ritmo”, contou a diretora executiva da rede, Dianne Tavenner.
Entrevista com Tavenner:“É possível educar todas as crianças em alto nível”
Divulgação
Salas de escolas orientadas pela New Classrooms proporcionam que cada um aprenda do seu jeito
Plataforma adaptativa
– Para proporcionar o ensino personalizado, existem plataformas tecnológicas de ensino online que ajudam a elaborar e entregar os conteúdos necessários para os diferentes tipos de alunos. José Ferreira, fundador da Knewton, ferramenta que fornece lições de matemática, diz que o volume gigante de informações – maior que o do Facebook – que sua base de dados oferece revoluciona o ensino. A plataforma mostra ao professor com agilidade o que os estudantes aprendem, quando erram, no que tem dificuldades e como aprendem e ajuda a elaborar aulas.
Ensino híbrido– A sala de aula já não tem mais um professor falando em frente ao quadro negro e alunos sentados em carteiras organizadas em fileiras iguais nas oito escolas públicas gerenciadas pela ONG New Classrooms, de Joel Rose. Para que cada um possa aprender do seu jeito, também é realizada uma mudança física e os alunos sentam nas mais variadas formas: sozinhos, em grupos pequenos ou grandes, em frente a computadores ou usando material impresso. No espaço reorganizado, fazem atividades distintas, algumas online e outras, não. Para que esse modelo híbrido funcione, o papel do professor também muda para o de mentor. Segundo Tavenner, das escolas Summit, os docentes acompanham as atividades realizadas em um espaço grande, sem paredes, e orientam os alunos de várias formas: resolvendo dúvidas, questionando, provocando debates, orientando atividades e projetos.

Divulgação
Na escola Quest to Learn, em Nova York, alunos aprendem jogando
Engajamento– O interesse das crianças é o ponto de partida para o aprendizado na escola de ensino fundamental Quest to Learn, em Nova York. Apoiada pelo Instituto of Play, um estúdio de design sem fins lucrativos liderado por Brian Waniewski, a escola constrói o engajamento dos alunos através de jogos. Segundo Waniwski, a lógica dos videogames é apropriada para o aprendizado porque proporciona um ambiente com regras, nas quais há etapas a serem vencidas, mas que tolera erros. E mais: oferece feedback constante. Para usar esses elementos, o Instituto of Play tem profissionais especializados em criar jogos educativos que dão suporte aos professores e incentiva também os alunos a inventarem os seus próprios. Outra forma de promover o engajamento é conectar o ensino com a realidade. Essa é a aposta de Melissa Agudelo, reitora de admissões do grupo de 11 escolas High Tech High, de São Diego. “Os alunos precisam ver sentido no que aprendem”, diz. Nas escolas, há muitas atividades práticas, os alunos saem da sala de aula e têm experiências na comunidade e precisam resolver problemas reais.
Educação por projetos– O fim da grade de disciplinas separadas é uma das experiências das escolas High Tech High para tornar o aprendizado mais relevante aos alunos. Segundo Agudelo, os estudantes não são divididos por série, nível de habilidade e aprendem vários conteúdos integrados. Para isso, os professores estimulam alunos a desenvolverem projetos, solucionar problemas, nos quais precisam usar vários tipos de conhecimento. Nesse caso, professores de áreas diferentes se envolvem com os mesmos projetos.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Nova lei obriga os pais a matricular criança de 4 anos na pré-escola
Texto
anterior dizia que matrícula era obrigatória a partir dos 6 anos.
Estados e municípios têm até 2016 para garantir oferta de
vagas.
O
governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no “Diário Oficial
da União”, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional. Como novidade, o
texto muda o artigo 6º tornando "dever dos pais ou responsáveis
efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos
4 anos de idade". A matrícula dessas crianças pequenas deve
ser feita na pré-escola. Estados e municípios têm até 2016 para
garantir a oferta a todas as crianças a partir dessa idade.
Segundo
o Ministério da Educação, a lei publicada nesta sexta-feira é uma
“atualização” da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, reunindo
as emendas realizadas desde então.
A
versão anterior dizia que esta obrigatoriedade era a partir dos 6
anos. Mas, em 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatório ao
governo oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de
idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a
ela não tiveram acesso na idade própria.
Foi
preciso então "incorporar" na lei o dever dos pais de
matricular os filhos de 4 e 5 anos.
A
nova lei "abraça" a educação infantil e estabelece as
suas regras. Segundo o documento, a educação básica será dividida
entre pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. O currículo
da educação infantil deverá ter uma base nacional comum que
respeita as diversidades culturais de cada região. Isto já valia
para o ensino fundamental e o ensino médio.
Acompanhamento,
frequência e registro
O professor deverá fazer um registro do acompanhamento do desenvolvimento de cada criança. As crianças de 4 e 5 anos terão "avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". Além disso, na pré-escola as crianças devem ter carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.
O professor deverá fazer um registro do acompanhamento do desenvolvimento de cada criança. As crianças de 4 e 5 anos terão "avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". Além disso, na pré-escola as crianças devem ter carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.
O
atendimento à criança deve ser de, no mínimo, 4 horas diárias
para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral. E a
pré-escola deve fazer um controle de frequência destas crianças,
exigida a frequência mínima de 60% do total de horas.
Outra
novidade no texto foi a inclusão de "consideração com a
diversidade étnico-racial" entre as bases nas quais o ensino
será baseado.
Educação
especial
A alteração na lei torna mais específica ainda a educação para crianças e jovens com deficiência ou os chamados "superdotados". O texto anterior falava em "educandos com necessidades especiais". Agora, a redação diz "atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino".
A alteração na lei torna mais específica ainda a educação para crianças e jovens com deficiência ou os chamados "superdotados". O texto anterior falava em "educandos com necessidades especiais". Agora, a redação diz "atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino".
Em outro artigo,
fica garantido que "o poder público adotará, como alternativa
preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de
ensino, independentemente do apoio às instituições privadas sem
fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação
especial."
Segundo o
Ministério da Educação, entre 2005 e 2011, abriu 37.800 dessas
salas, usadas para atividades individualizadas com os alunos
especiais em horários além dos que eles passam na sala de aula
comum, abrangendo 90% dos municípios do país. A pasta diz que
espera contemplar 42
mil escolas com esse recurso até 2014.
Fonte: G1 Educação.
Novo Acordo Ortográfico
será cobrado no Enem a partir de 2016
As novas regras deveriam ser implementadas em 2013,
mas Governo Federal adiou a obrigatoriedade das mudanças por mais três anos
Fonte:
Globo Educação.
O ano escolar começa e milhares de estudantes se preparam
para participar de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),
que avalia o desempenho dos alunos ao fim da Educação Básica e, desde 2009, é
utilizado como prova de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas
brasileiras e para o recebimento de bolsas de estudo em universidades
particulares, através do Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame
também pode ser usado para obtenção de financiamentos através do Fundo de
Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
O Novo Acordo Ortográfico, que seria implementado a partir deste ano, foi adiado para 2016, com o objetivo de ajustar o prazo brasileiro ao de Portugal, que tem mais três anos para aplicar as regras no país. Com isso, as novas regras não serão cobradas no Enem 2013, de acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para quem quiser treinar para a redação, está disponível o manual "A redação no Enem 2012 – Guia do participante", um documento que explica a nova forma de correção da prova e dá exemplos de redações comentadas. Os textos presentes no manual tiveram nota máxima no Enem 2011.
O Novo Acordo Ortográfico, que seria implementado a partir deste ano, foi adiado para 2016, com o objetivo de ajustar o prazo brasileiro ao de Portugal, que tem mais três anos para aplicar as regras no país. Com isso, as novas regras não serão cobradas no Enem 2013, de acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para quem quiser treinar para a redação, está disponível o manual "A redação no Enem 2012 – Guia do participante", um documento que explica a nova forma de correção da prova e dá exemplos de redações comentadas. Os textos presentes no manual tiveram nota máxima no Enem 2011.
O período de inscrições para 2013 só será conhecido
após a publicação do edital e a expectativa é que os interessados possam se
inscrever entre o fim de maio e a primeira quinzena de junho, exclusivamente no
site oficial do Enem.
Ao
se inscrever, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e
pagar a inscrição, que em 2012 foi de R$ 35, nas agências do Banco do Brasil.
Os alunos de baixa renda podem pedir isenção no ato da inscrição e quem estiver
concluindo o Ensino Médio este ano conta com isenção automática da taxa. Entre
as mudanças previstas para a edição 2013 está a possibilidade de cobrança de
inscrição dos estudantes que não comparecerem nos dias de aplicação das provas.
A taxa seria cobrada no exame seguinte, e a ideia é dar um prazo para o
estudante justificar a ausência no dia do prova, caso ele não o faça, pode
perder o direito à gratuidade no próximo Enem. De acordo com o Inep, o exame
registrou abstenção de 27,9% em 2012, o que corresponde a aproximadamente a 1
milhão e meio de estudantes. O custo com os faltosos foi de R$ 90,4 milhões.
Dicas de Saúde - Previna-se!
Os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos da doença que circulam pelo país: febre alta, dores no corpo e nas articulações, vômitos, manchas vermelhas no corpo, entre outros.
Para Jarbas Barbosa, as famílias devem atentar para a forma de armazenamento da água nas residências. "É possível armazenar água de forma segura. Com menos de 15 minutos, é possível fazer a verificação de seu ambiente. Isso reduz a oferta de criadouros para que o mosquito da dengue não se multiplique."
Cuidados
Alexandre Padilha destacou, após a divulgação dos números, que a DENV-4 não é mais mortal que os demais tipos. No entanto, ele lembrou que quem já teve algum outro tipo da doença pode desenvolver um caso mais grave ao pegar um sorotipo diferente.
"Toda pessoa que já teve algum tipo de dengue, se pegar outro tem chance maior de desenvolver doença grave", lembrou. Segundo Padilha, as pessoas que já tiveram dengue devem procurar o serviço de saúde o mais rápido possível no caso de sintomas da doença.
Os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos da doença que circulam pelo país: febre alta, dores no corpo e nas articulações, vômitos, manchas vermelhas no corpo, entre outros.
Para Jarbas Barbosa, as famílias devem atentar para a forma de armazenamento da água nas residências. "É possível armazenar água de forma segura. Com menos de 15 minutos, é possível fazer a verificação de seu ambiente. Isso reduz a oferta de criadouros para que o mosquito da dengue não se multiplique."
Cuidados
Alexandre Padilha destacou, após a divulgação dos números, que a DENV-4 não é mais mortal que os demais tipos. No entanto, ele lembrou que quem já teve algum outro tipo da doença pode desenvolver um caso mais grave ao pegar um sorotipo diferente.
"Toda pessoa que já teve algum tipo de dengue, se pegar outro tem chance maior de desenvolver doença grave", lembrou. Segundo Padilha, as pessoas que já tiveram dengue devem procurar o serviço de saúde o mais rápido possível no caso de sintomas da doença.

quinta-feira, 4 de abril de 2013
ESCOLA ESTADUAL DR. JORGE DE LIMA
ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR
GERAL E DIRETOR (ES) ADJUNTO (S)
ESCOLA
ESTADUAL DR. JORGE DE LIMA
ENDEREÇO:
RUA: TAVARES BASTOS, 233, CENTRO, CEP 57800-000.
MUNICÍPIO:
UNIÃO DOS PALMARES – AL.
FONE:
82 33281- 2959 CRE: 7ª.
EDITAL
DE CONVOCAÇÃO
O presidente da Comissão Eleitoral
Escolar nos termos da Lei nº 6.628, de 21 de outubro de 2005, do decreto nº
2.916, de 24 de novembro de 2005 e da Carta de Princípios da Educação –
Princípio 03/199, convoca a comunidade escolar, composta pelos segmentos pais,
alunos, funcionários e professores, para, através de voto direto e secreto,
proceder a escolha do Diretor Geral e Diretor (es) no dia 09 de maio de 2013.
Horário: das 08:00 às 20:00h.
União
dos Palmares, 25 de março de 2013.
Rosimyre Ferreira de Souza
Presidente
da Comissão Eleitoral Escolar
Assinar:
Postagens (Atom)